Affes - Associação de Funcionários da Univates

Por que é perigoso reaproveitar óleo?

Publicado em 7/out/2013

Quando o óleo de fritura é usado repetidas vezes em temperaturas elevadas (em torno de 190°C), ele sofre oxidação, ou seja, absorve oxigênio e pode formar radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce. Também pode se formar ácido graxo devido a mudanças físico-químicas provocadas pela interação com o ar, o que aumenta sua viscosidade.

“A mistura desses subprodutos, quando ingeridos pelas pessoas, inibe a ação de enzimas pancreáticas, diminuindo o ritmo da digestão”, alerta o professor Paulo César Lima Azevedo. “É muito comum a pessoa passar mal após comer um salgado frito com óleo que já tenha sido usado várias vezes”, observa.

Outro perigo é a formação de substância tóxicas, como a acroleína, que pode interferir no funcionamento do sistema digestivo e respiratório, causando irritações nas mucosas, e facilitar o aparecimento de células degenerativas (câncer). “Após a utilização, o óleo deve ser recolhido para que possa ser aplicado para fabricação de sabão ou utilizado como biodiesel”, aconselha o professor.

Fonte: Você Sabia | Terra Notícias